10
109
77
79
2357

Projeto novo parque subterrâneo em Santo Tirso, e uma nova rua?

MySub 1462 Sem comentários 04-11-2023 às 15:21

Projeto novo parque subterrâneo em Santo Tirso, e uma nova rua?

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Santo Tirso contempla um projeto de construção de um parque subterrâneo de 3 pisos no centro da cidade. Embora não haja confirmação sobre a realização deste projeto, as informações detalhadas estão disponíveis no site oficial da Câmara Municipal de Santo Tirso. Este plano abrange diversos estacionamentos, incluindo o Parque Carneiro Pacheco, atualmente em fase de construção.


Dos estacionamentos mencionados, o parque subterrâneo é o único que ainda não foi construído ou não se encontra em construção.

Abaixo, segue a lista dos estacionamentos mencionados:

  • Parque Feira - remodelação prevista no PMUS
  • Parque 25 de Abril - remodelação prevista no PMUS
  • Parque 5 de Outubro - construído
  • Parque Retiro - construído
  • Parque Telheira - construído
  • Parque Sousa Cruz - construído
  • Parque Carneiro Pacheco - em construção
  • Parque Bento Correia (subterrâneo) - projeto PMUS


Parque Bento Correia (subterrâneo)

A ideia é a construção deste parque na área abaixo da Rua José Bento Correia, aproveitando a diferença de elevação dos terrenos sem edifícios a oeste desta rua e ao norte do estádio municipal. Além disso, o projeto urbanístico planeia a expansão desta via, juntamente com a Rua da Indústria, e a construção em terrenos vazios a oeste. A sua forma em 'T' é resultado da proposta de prolongar a Rua Luís de Camões, fazendo uso da diferença de elevação mencionada. Isso poderá permitir a criação de uma nova rua de acesso rodoviário e pedestre ao centro da cidade, valorizando principalmente os quarteirões urbanos a oeste da Rua da Cadeia. A realização deste parque depende, portanto, da continuação do projeto de execução estabelecido e do interesse de investidores privados nessa operação urbanística. A sua configuração possibilita várias entradas e saídas, tornando-o atrativo para diferentes direções de acesso à área central da cidade. Prevê-se que a sua capacidade possa alcançar 400 lugares, com diferentes usos, de acordo com o conceito de circulação expresso no PMUS.




Nova rua de prolongamento da Rua Luís de Camões

Com a construção deste novo parque, está previsto o alargamento das ruas da Indústria e José Bento Correia, bem como o prolongamento da Rua Luís de Camões. O prolongamento da Rua Luís de Camões em direção ao oeste, com conexões às Ruas Gago Coutinho e Mário Ribeiro, requer uma intervenção coordenada com a criação do Parque de Estacionamento Bento Correia.



Embora conste no Plano de Mobilidade Sustentável de Santo Tirso, a inclusão do projeto não garante a sua realização. No entanto, o projeto está presente no plano, mas a sua execução ainda está sujeita a confirmação.

Os documentos do PMUS de 2016 encontram-se disponíveis no site da cm-stirso.pt